quinta-feira, 2 de abril de 2009

Culpa dos brancos....

Texto de resposta ao Sr Sirio, colunista do site Terra onde ele publicou um conteúdo na data de 02/04 defendendo a declaração do Presidente Lula: "culpa dos brancos de olhos azuis"

Bom dia caro Sirio,

Meu nome é Miguel Martins, tenho 24 anos, sou publicitário, fotografo e trabalho com Educação a Distância.
Acabo de ler seu texto publicado na data de hoje e só posso chegar a uma palavra para definir meus sentimentos: PASMO...

Pasmo por ver o senhor, pessoa estudada e formadora de opinião achar tolerável o Presidente da Republica, representante legalmente constituído de milhões de cidadãos e maior autoridade no País, emitir uma opinião que pode SIM ser classificada como racismo.

"culpa dos brancos de olhos azuis"...

Segundo o dicionário,
racismo s. m. Sistema que afirma a superioridade dum grupo racial sobre os outros, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio duma minoria (racismo anti-semita dos nazis).

De acordo com a Wikipédia ou o conhecimento popular:

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.

A declaração do nosso Presidente foi inoportuna, foi grosseira, foi sem propósito e foi preconceituosa.

Eu sou branco, sou estudado e não tenho vergonha disso. Hoje parece que a cultura de ser humilde, de não ter tido oportunidade de estudar e trabalhar garante o direito de menosprezar quem teve essa oportunidade.

Cursei uma faculdade particular em Ribeirão Preto, moro hoje em São Paulo. E consigo lembrar todo o esforço e dedicação de meu pai e minha mãe abrindo mão de seus sonhos, de seus momentos de lazer para garantir que o meu futuro fosse melhor do que o deles. Não me envergonho disso, ao contrário...

Eu sou gordo... gordo é diferente... não é o preconceito racial... é o preconceito físico... a pergunta que faço e espero que o senhor responda em seu próximo texto é simples: "Porque aceitamos isso?"

Porque aceitamos o fato de que determinadas pessoas e instituições podem fazer declarações sem sofrer nenhuma conseqüência enquanto um branco qualquer não pode falar que um negro é um negro... muito menos usar a palavra negra de forma pejorativa mas aceitamos que usem as palavras gordo, baixo, careca, manco, anão e gay da mesma forma.

Porque aceitamos e apoiamos uma instituição como a Igreja Católica que abertamente defende teorias que vão contra os direitos garantidos por lei. Condenam o homossexualismo como manifestação do Demônio, condenam o aborto e excomungam uma mãe e médicos que salvaram a vida de uma criança e ainda são incentivados por isenções de determinados impostos pelo Estado.

Eu pago impostos e não posso ir contra a lei. Caso eu faça algo que desrespeite nossos códigos civis, criminais e outros, vou sofrer as punições cabíveis. Porque aceitamos isso?

Comecei falando do presidente Lula e do desconto que todos os cidadãos dão as declarações infundadas que ele faz dia após dia. Fui tão longe no assunto para mostrar que o preconceito, a discriminação e o racismo acontecem de diversas formas. Se o nosso presidente quis ser "descolado" e "falar a língua do povo" ele mais uma vez enfiou os pés pelas mãos. Isso por si só já é um fato que nos deveria trazer vergonha mas ver que a população aceita essas declarações e pessoas como você se levantam em defesa da pessoa que diz a barbaridade me faz simplesmente perder a esperança. Esperança em dias melhores, mais humanos, onde cada um aceite as diferenças e consigam viver em paz.

Sou branco, sou estudado, já estive no lado do Norte, vivo a mesma crise que todos vivem, luto todo dia por algo melhor... e não tenho os olhos azuis.

2 comentários:

Unknown disse...

PARABENS MIGA, ALGUEM TEM QUE COMEÇAR, TEM QUE LEVANTAR A VOZ, TENTAR SER OUVIDO, PUXAR A ORELHA, MOSTRAR, RACISMO NÂO É SÓ COR NEGRA.
- RACISMO É VOCE FALAR O JAPA, BRANQUELO, GORDUCHO, CARECA, QUATRO OLHOS, ETC..., MAS ISSO COMO DIZEM É NORMAL, SER HUMILHADO É NORMAL, NÂO DA VOTOS ABRAÇAR ESSAS CAUSAS, FINALMENTE RACISMO CONTRA OS NEGROS É A PROPRIA LEI DISCRIMINATORIA. ENILSON

Milena disse...

oi td bem
parabens,você tem toda razão
bjussss
Milena